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Sistematização e avaliação de aulas práticas sob uma abordagem investigativa

As aulas prÃticas sÃo fundamentais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao aprendizado de ciÃncias. A American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) listou uma sÃrie de habilidades que os estudantes devem desenvolver atà o final de um programa de BioquÃmica e Biologia Molecular, sendo a maioria delas adquirida em aulas prÃticas. O aprendizado da prÃtica de investigaÃÃo cientÃfica à um dos objetivos das aulas prÃticas. Esse trabalho propÃe a sistematizaÃÃo e avaliaÃÃo uma sequÃncia didÃtica que contemple o conteÃdo de BioquÃmica aliado ao desenvolvimento de habilidades de investigaÃÃo cientÃfica. A sequÃncia foi estruturada e aplicada n...

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Biologia: Aulas Práticas

Prezado professor, Este livro tem a finalidade de auxiliÃ-lo em seu trabalho com os alunos. Preparamos 23 atividades prÃticas, que abordam temas importantes de biologia e que enriquecerÃo ainda mais seu planejamento didÃtico. Os temas de biologia aqui tratados sÃo discutidos com enfoque no cotidiano do aluno e sempre que possÃvel encontram-se vinculados a importantes questÃes, como por exemplo, destino apropriado do lixo e reciclagem. As atividades apresentadas neste livro permitem o desenvolvimento de pensamento crÃtico e compreensÃo de fenÃmenos da natureza de forma ativa, utilizando materiais simples e facilmente encontrados no comÃrcio. Algumas atividades requerem uso de micro...

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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produÃÃo de sentidos de educaÃÃo ambiental e evidenciar as prÃticas pedagÃgicas utilizadas para o tratamento das questÃes ambientais por duas professoras do subgrupo âEnsino Fundamental IIâ, participantes do projeto de formaÃÃo continuada intitulado âRibeirÃo Anhumas na Escolaâ, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodolÃgicos utilizados pelas professoras para abordar a temÃtica ambiental; ii) o papel ocupado pela educaÃÃo ambiental nas prÃticas pedagÃgicas iii) os repertÃrios argumentativos que foram mobilizados no processo de produÃÃo de sent...

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Formulário para Planejamento de Aulas

Planilha para ser impressa em folha A3 utilizada para o planejamento de quaisquer aulas, incluindo diversos checklists: partes de um objetivo de aprendizegem, recursos necessÃrios, atividades educativas, modalidades de aprendizagem, inteligÃncias mÃltiplas, etc. Basicamente a planilha serve para organizar e se preparar para a dinÃmica e interatividade que poderÃo ocorrer durante uma aula.

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ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanÃos estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informaÃÃo, ao final do sÃculo XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vÃnculos essenciais entre a informÃtica e as CiÃncias BiolÃgicas, sendo denominada por BioinformÃtica. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiÃncia com a aplicaÃÃo de atividades prÃticas de introduÃÃo do ensino de BioinformÃtica a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarÃo as disciplinas de Biologia Molecular e GenÃtica Geral no Curso de CiÃncias BiolÃgicas da Universidad...

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Práticas de Bio...Química

Este trabalho foi desenvolvido visando o aprimoramento da quÃmica biologica atravÃs de informaÃÃes sobre temas bioquÃmicos para aguÃar a curiosidade e leitores atravÃs de prÃtica de fÃcil execuÃÃo. O professor responsÃvel pela disciplina à Huita do Couto matozo que leciona na Escola Municipal Governador Israel Pinheiro de JoÃo Monlevade MG.

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MUROS: os contrastes da cidade norteando práticas interdisciplinares

Diferentes tipos de muros limitam as cidades, podem serÂreais e invisÃveis,ÂfÃsicos, naturais, sociais, culturais, polÃticos e econÃmicos. Dentro desta temÃtica, apresenta-se uma proposta pedagÃgica que trabalha os muros no mundo, na cidade de Campinas/SP e na bacia do ribeirÃo Anhumas. A atividade teve seu princÃpio de elaboraÃÃoÂpelo grupo de pesquisa de professores Linguagens e RepresentaÃÃes (professores da E.E. Ana Rita Godinho Pousa), no projeto colaborativo universidade-escolaÂRibeirÃoÂAnhumas na Escola,ÂÂcom um maior foco em conteÃdos de Geografia e PortuguÃs. Apesar da especificidade local do desenvolvimento do trabalho, a ideia bÃsica poderà servir de auxÃl...

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Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilizaÃÃo das diferentes Tecnologias Digitais de ComunicaÃÃes e InformaÃÃes (TDICs) na prÃtica docente de Biologia no Ensino MÃdio a partir dos relatos de experiÃncia dos professores, em suas vivÃncias, com as TDICs no chÃo da sala de aula. A ideia à viabilizar trocas e experimentaÃÃes sobre as possibilidades pedagÃgicas das TDICs no ensino de Biologia que jà foram testadas previamente por vocÃs ao longo da prÃtica docente o que poderà contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA tambÃm oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prÃtica docente...

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O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGARASSU EM PERNAMBUCO

RESUMO Esta pesquisa intitula-se: O ensino de Biologia Celular em uma escola pÃblica estadual de ensino mÃdio do municÃpio de Igarassu em Pernambuco e teve como objetivo identificar e analisar as repercussÃes das aulas prÃticas vivenciadas em laboratÃrio na aprendizagem dos conteÃdos da Biologia Celular pelos alunos. Pesquisadores como Bueno (2008); Cooper (2000); Junqueira e Carneiro (2005); Amabis e Mathos (1998); Amabis (2001); Ausubel (1980), Barbieri (1982), Bizzo (2004, 2007), entre outros auxiliam teoricamente esse estudo, apoiando-o bibliograficamente. Primeiramente, foi realizada uma apresentaÃÃo da caracterizaÃÃo da Ãrea em estudo. Em seguida, foi feita uma abo...

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O ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIOINTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Com base no surgimento de novas dinÃmicas pedagÃgicas, que buscam reformular as relaÃÃes de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prÃtica pedagÃgica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existÃncia de prÃticas pedagÃgicas interdisciplinares nos cursos do Ensino MÃdio Integrado do Instituto Federal do AmapÃ/Campus MacapÃ. Para alcanÃar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à anÃlise documental dos Planos PedagÃgicos dos Cursos TÃcnicos Integrados do Campus Macapà e à investigaÃÃo sobre a submissÃo de Projetos de Ensi...

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Formação continuada de professores e Biologia com uso de softwares livres

Trabalho de mestrado envolvendo a formaÃÃo a distÃncia de professores de Biologia para uso de softwares livres de Biologia. Participaram do trabalho 3 grupos de professores de escolas pÃblicas e privadas. Foi realizado um trabalho reflexivo com os professores para o planejamento de aulas utilizando os softwares educacionais. O ambiente virtual utilizado foi o TelEduc.

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Dosagem de proteínas

Ferramenta de auxÃlio Ãs aulas prÃticas de bioquÃmica. O Software apresenta alguns conceitos fundamentais sobre dosagem de proteÃnas e possibilita ao usuÃrio a realizaÃÃo de uma animaÃÃo da dosagem de proteÃnas por meio da reaÃÃo do biureto e uso do espectrofotÃmetro.

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Tipos de Inflorescências

A ilustraÃÃo Tipos de InflorescÃncias tem o objetivo de ser um guia organizado para reconhecimento da filotaxia de inflorescÃncias, auxiliando alunos no reconhecimento de espÃcies ao correr chaves sistemÃticas. Apesar de ser comumente esquematizados, os diferentes tipos de inflorescÃncia tambÃm possuem subclassificaÃÃes que, quando mal dispostos, podem confundir os alunos. AlÃm disso, o tamanho das gemas nos desenhos tambÃm à de grande relevÃncia, pois expressa a definiÃÃo de inflorescÃncias e sua classificaÃÃo. Assim, as filotaxias mais comuns podem ser observadas na ilustraÃÃo de forma muito mais objetiva e organizada do que nos jà dispostos na internet, tambÃm poden...

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Rede ambiental: educando para vida

Este software foi desenvolvido como ferramenta de apoio em educaÃÃo ambiental, para ensino mÃdio, fundamental e tÃcnico, tambÃm podendo ser utilizado no ensino informal. O software possui informaÃÃes e imagens sobre os biomas brasileiros, atividades virtuais, fichas de atividades prÃticas, filmes e uma biblioteca com temas da Ãrea de educaÃÃo ambiental.

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Saffron Finch ( Sicalis flaveola )

There are three other very similar species from the same genus in Brazil. The females and imature individuals are nearly impossible to tell apart, as they are light brown with some darker streaks. The Saffron Finch can be distinguished from the other species for the saffron color, mostly in the breeding season. The Orange-fronted Yellow Finch ( S. columbiana) is smaller than the Saffron Finch, the Stripe-tailed Yellow Finch (S. citrina) has greenish patches on the upper parts and the Grassland Yellow Finch (S. luteola) has brownish spots even in the head. One of the countrysideâs most famous birds, the Saffron Finchâs song is unique for its beaty and complexity. Unfortunately its song...

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“Percepção dos Atores Sociais Quanto às Alternativas de Implantação de Sistemas de Captação e Aproveitamento de Água de Chuva em Joinville-SC”

O presente estudo teve como objetivo determinar as alternativas viÃveis para a implantaÃÃo de sistemas de captaÃÃo e aproveitamento de Ãgua de chuva no municÃpio de Joinville-SC. Trata-se de um estudo de percepÃÃo ambiental direcionado para o aproveitamento de Ãgua de chuva em Joinville e regiÃo, com uma amostra composta por atores sociais representativos dos diversos segmentos da sociedade (ÃrgÃos governamentais e nÃo governamentais, instituiÃÃes de ensino, entidades ambientalistas, secretarias regionais, associaÃÃes de moradores e iniciativa privada). Os dados para a realizaÃÃo do estudo foram coletados atravÃs de questionÃrios entregues pessoalmente nas instituiÃÃe...

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A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades

O presente trabalho vincula-se ao projeto Fapesp Ensino PÃbico intitulado âElaboraÃÃo de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciÃncia, à sociedade e ao ambiente na escola bÃsica com Ãnfase na regionalizaÃÃo a partir dos resultados de projeto de PolÃticas PÃblicasâ e tem como objetivo investigar as potencialidades da cartografia em prÃticas pedagÃgicas que valorizem o lugar e a realidade do aluno, assim como as possibilidades apresentadas por este recurso para o trabalho interdisciplinar, constituindo-se em um eixo interessante para o diÃlogo entre disciplinas. Para isto, foi realizada uma anÃlise do projeto pedagÃgico elaborado pela escola estadual Profe...

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Guia de Laboratório de Bioquímica

Esse Guia de LaboratÃrio de BioquÃmica fornece informaÃÃes bÃsicas para aulas de laboratÃrio de BioquÃmica, abordando condutas de uso do laboratÃrio, diretrizes para confecÃÃo de relatÃrio e alguns conceitos bÃsicos sobre algumas tÃcnicas bioquÃmicas.

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Explicações, representações visuais sobre o ensino do ciclo da água nas salas de aula de ciências

A ideia desse trabalho à discutir um pouco o papel do professor de ciÃncias e sua aÃÃo medida para, no contexto interativo da sala de aula, ir construindo explicaÃÃes e, no caso especÃfico do tema das aulas sobre o ciclo d'Ãgua, mostrando como foi sendo utilizadas as representaÃÃes visuais.

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